Como pais, um dos nossos maiores objetivos na vida é garantir que nossos filhos se tornem adultos responsáveis. Embora isso signifique ensinar sobre a importância da responsabilidade, da honestidade e do caráter, também significa ensinar sobre dinheiro e orçamento. Se você tem filhos adolescentes, este é o momento perfeito para começar a ensiná-los sobre como gerenciar dinheiro e orçamento. Aqui estão 4 dicas para pais que querem ensinar seus filhos adolescentes sobre dinheiro e orçamento.
1. Aborde o assunto: É importante discutir o assunto com seus filhos com calma e sinceridade. Explique a importância de economizar, cuidadosamente gerenciar seu dinheiro e, o mais importante, o quanto o dinheiro possui um papel em suas vidas.
2. Estabeleça uma presença responsável: Seus filhos precisam aprender como você gerencia suas finanças. Mostre a eles como você contribui para os gastos da família e como você consegue usar seu dinheiro responsavelmente, garantindo que todos tenham o que precisam e querem. Ao mostrar a eles que você é responsável com seu dinheiro, você dá a eles um exemplo de seguir.
3. Ensine-os a orçar: Uma vez que eles entenderem a importância do gerenciamento de dinheiro, pode ser útil mostrar a eles como orçar dinheiro. Existe uma abordagem simples: peça-lhes que estabeleçam metas, usem seu orçamento para atender às necessidades essenciais, controle seus gastos e economize para pagar as contas importantes e os gastos de lazer.
4. Promova a disciplina financeira: Todos os adolescentes precisam ser disciplinados quando se trata de dinheiro. Incentive-os a economizar para suas metas financeiras e a não gastar mais do que podem no momento. Além disso, mostre a eles algumas estratégias básicas parainvestimento como o financiamento de aposentadoria, o uso de contas poupança e, eventualmente, espera-se que invista em títulos, ações e outros instrumentos financeiros.
Se você seguir essas 4 dicas para ajudar seus filhos adolescentes a entenderem e administrarem dinheiro e orçamento, eles estarão preparados para administrar suas finanças quando forem adultos. Além disso, você lhes dará as ferramentas e os recursos necessários para alcançar resultados financeiros positivos. A educação financeira precoce será útil quando forem adultos. Então comece a ensinar hoje e ajudar seus filhos a administrar seu dinheiro de forma responsável.