Como fazer Sabão de coco

Aprenda fazer hoje Sabão de coco de maneira fácil e veja o seus benefícios.

Muito além de uma forma simples de lavar roupa, o sabão de coco pode ser mais útil do que você imagina. Vindo em uma variedade de formas, o sabão de coco contém ácidos graxos, que podem ser usados para limpar, lavar, hidratar e proteger a pele. Se você quiser experimentar algo mais orgânico e natural do que os produtos de limpeza e sabonetes que você normalmente encontra, este artigo vai ensiná-lo a fazer sabão de coco caseiro.

Antes de começar, certifique-se de usar luvas e óculos de proteção enquanto você faz este projeto para evitar queimaduras feias em sua pele ou líquidos vazando em seus olhos.

Para começar, você vai precisar de um litro de óleo de coco extra-virgem, dissolvido em uma panela grande junto com 20 gramas de sódio hidróxido (também conhecido como soda cáustica) e 500 ml de água. Deixe a panela em fogo médio, enquanto você mistura lentamente o líquido com o sódio e o óleo de coco.

Uma mistura homogênea deve começar a se formar e você deve aumentar o fogo para aquecer a mistura. Continue mexendo a mistura, enquanto ela é aquecida e atingindo o ponto de espumação em 50 graus Celsius. A temperatura vai continuar a subir até cerca de 90 graus Celsius, onde você pode desligar o fogo.

POSTS RELACIONADOS:

Como limpar ouro: 7 formas de dar brilho às suas joias escurecidas

Receita de Amostradinho de carne

Receita de Bolo de limão com coco queimado

Na próxima etapa, vamos adicionar fragrâncias de sua escolha. Faça isso adicionando algumas gotas de óleos essenciais à mistura e mexa bem. Você também pode adicionar 10 gramas de corantes se desejar. Se você ficar com a cor amarela natural do óleo de coco, não é necessário adicionar corantes.

Com a mistura homogênea e cor desejada, você deve deixar a panela em repouso por cerca de 60 minutos. Depois do seu sabão estar pronto, adicione cerca de 1 litro de água em temperatura ambiente para diluir o líquido.

Você então pode encher seus moldes com o líquido, deixando secando durante alguns dias. Quando o sabão de coco estiver pronto, tire de seus moldes e coloque-os para curar num local seco, livre de umidade.

Após pelo menos quatro semanas, seu sabão de coco caseiro está pronto para uso. Lembre-se de usá-lo com moderação porque ele é feito com sódio hidróxido que pode irritar sua pele.

Agora você já sabe como fazer sabão de coco caseiro. Anote essa fórmula e encha seu dia de praticidade e cuidado com a natureza. É claro que com o tempo, você pode experimentar outras fórmula e aromas!

Principais benefícios do Sabão de coco

O sabão de coco possui inúmeros benefícios para o seu bem-estar e para o meio ambiente, pois também é biodegradável. A seguir, apresentamos vários fatores para você se beneficiar deste produto orgânico:

• É altamente hidratante – O sabão contém polissaturados ácidos, que ajudam a reter a umidade da pele.

• Hidrata o cabelo – O sabão de coco é perfeito para o tratamento de cabelos secos ou danificados. Os ácidos graxos nos ajudam a reter mais umidade do que os sabonetes comuns.

• Substitui o xampu – O sabão de coco não contém agentes químicos e tem menos conservantes, o que significa que é mais seguro para o couro cabeludo.

• Limpeza suave – O sabão de coco é um detergente biodegradável suave, ideal para pessoas com pele sensível. Limpa profundamente a pele, removendo sujeiras e impurezas, enquanto melhora sua elasticidade.

• Combate a acne – Graças a sua destruição de bactérias e eliminação de acúmulo de sujeira na pele, o sabão de coco também pode ajudar a diminuir a acne.

Como você pode ver, o sabão de coco é muito útil e versátil. Basta seguir as etapas acima para fazer o seu próprio sabão de coco caseiro e se beneficiar de seus benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *