Quer saber mais Como funciona o Prouni hoje vamos mostrar dividas e como funciona.
O Programa Universidade para Todos – Prouni foi criado em 2004, pelo Governo Federal, com o objetivo de oferecer oportunidades de educação de qualidade, a preços mais acessíveis, aos estudantes brasileiros que não têm condições financeiras de cursar a faculdade por meio de mensalidades.
Em termos gerais, o PROUNI oferece bolsas de estudos parciais (50% a 100%) para cursos em universidades privadas. Por isso, é importante evidenciar que as bolsas de estudos são oferecidas para cursos de graduação, pós-graduação, sequenciais (subsequentes) e cursos técnicos, relacionados a tecnologia da informação, vencidos até setembro de 2020.
Os cursos de ensino superior disponíveis pelo PROUNI são:
• Ensino Regular
• EAD (Educação à Distância)
• EJA (Educação de Jovens e Adultos)
• Relação Usuário-Máquina
• Curso Técnico
Para concorrer às bolsas para universidades privadas oferecidas pelo PROUNI, alguns critérios devem ser obedecidos, conforme explicaremos abaixo.
• Todas as bolsas de estudos são destinadas a estudantes de baixa renda, que estejam dentro dos requisitos de renda familiar estabelecidos pelo programa.
• O candidato deve comprovar renda mensal/familiar de até 3 (três) salários mínimos por pessoa.
• O candidato deve ter participado de um curso técnico ou de ensino médio, e ter concluído no último ano letivo.
• O candidato deve ter obtido nota superior a 500 pontos na Prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado nos últimos 1 (um) ano.
Para garantir as bolsas de estudos para universidades privadas, as inscrições são feitas exclusivamente pelo site da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Além disso, a CAPES também divulga um edital com os dados e datas para a realização da seleção dos candidatos.
Após a inscrição, feita exclusivamente pela internet, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
• Histórico de escolaridade;
• Documentos comprobatórios de renda;
• Documentação que comprove a conclusão do curso técnico ou ensino médio;
• Declaração do responsável financeiro determinando que a bolsa não será usada como benefício fiscal.
O processo para autorização das bolsas de estudos é realizado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Após o processo de seleção dos candidatos, os mesmos serão autorizados a participarem do programa PROUNI, e assim receberão suas bolsas de estudos.
É importante destacar que o programa PROUNI não é aberto em todas as faculdades do país. O programa seleciona algumas universidades, que são as responsáveis pela concessão das bolsas. Portanto, é importante verificar se a faculdade que você deseja frequentar está cadastrada no programa para não perder a oportunidade de adquirir a bolsa.
O programa PROUNI propicia que milhares de brasileiros de baixa renda e que não têm condições financeiras para cursar uma instituição particular de ensino superior, possam realizar seus sonhos acadêmicos. E como já foi explicado, esse programa conta com uma ampla gama de benefícios, como bolsas de estudos parciais (50% a 100%), que melhoram e ampliam o acesso à educação de qualidade para todos os brasileiros.
Assim, o Programa Universidade para Todos – PROUNI é ideal para quem não tem condições financeiras para cursar uma universidade privada e pode ser considerado como uma grande oportunidade para todos aqueles que desejam adquirir conhecimento de qualidade de forma acessível. Além disso, é uma grande possibilidade de realizar os sonhos profissionais, com ensino superior de qualidade, a preços acessíveis, oferecidos pelo governo brasileiro.