Com a crescente incerteza econômica, as pessoas estão começando a se preocupar mais com seu futuro financeiro. Infelizmente, muitos cometem erros que afetam severamente seus investimentos futuros. O que se segue sao alguns dos erros financeiros mais comuns que você deve evitar.
1. Não definir objetivos financeiros:
Definir objetivos financeiros bem definidos e a base fundamental para o planejamento financeiro. Sem eles você não terá um norte para se concentrar em seus esforços financeiros. Objetivos como constituir uma reserva de emergência, montar um seguro de vida ou poupar para aposentadoria devem estar no topo da sua lista.
2. Não se planejar para as despesas não planejadas:
Problemas inesperados e contas não planejadas podem destruir meses de planejamento financeiro se você não estiver preparado. Tente se precaver com uma reserva de emergência para cobrir essas despesas e não comprometer outros planos.
3. Montar ditos muito altos:
Manter objetivos financeiros realistas e baseados na sua situação de forma a garantir que você tenha condições de conseguir o que você deseja. Desafios que você saiba que não pode conquistar dificilmente o levarão a lugar algum.
4.Não usar seus recursos financeiros:
Muitas pessoas não se dão conta de como podem utilizar seus ativos financeiros para aproveitar as oportunidades que surgem diariamente ao seu redor. Investir com sabedoria pode trazer grandes retornos quando feito de forma responsável.
5. Investir em ativos de risco muito alto:
Não caia na armadilha de pensar que as opções de investimento de maior risco necessariamente trariam maior retorno. A menos que você entenda realmente os riscos envolvidos, minimizando-os com outros investimentos mais seguros, você corre o risco de perder grandes somas de dinheiro.
6. Não estabelecer prioridades financeiras:
Estabelecer prioridades financeiras direciona recursos para os destinos de maior importância, como a educação dos filhos, montagem de uma reserva de emergência e poupança para aposentadoria. Também ajuda a equilibrar entre quando gastar e quando economizar.
7. Seguir a filosofia de investimento de seus amigos:
Ao pesquisar escolhas de investimento, evite se apoiar nas opiniões dos amigos, a menos que sejam realmente profissionais. O que e bom para uns, pode não ser para você; portanto, planeje seus investimentos de acordo com o seu planejamento financeiro pessoal.
8. Não considerar taxa de juros de credito:
Tendo em conta que os créditos também sejam fretes para um ajuste planejamento financeiro, não se esqueça de verificar a taxa de juros para a soma gasta. Pagar caro por algo pode aumentar exponencialmente o custo para você.
9. Não considerar o custo total de suas transações:
Mesmo que transações como empréstimos ou compras parceladas possam parecer baratas de inicio, não se esqueça de considerar as taxas e juros envolvidos, além dos prazos, para verificar se são realmente boas escolhas.
10. Ignorar as consequências tributarias:
Viagens a lazer, dons e doações, bens duráveis, etc., podem implicar em impostos mais tarde, então sempre mantenha-se atento de quando e como tributar esses gastos antecipadamente, para se preparar melhor quando for declarar.
Em um mercado econômico cada vez mais volátil, um conhecimento adequado dos principais erros financeiros pode fazer uma enorme diferença na vida de qualquer pessoa. Aconselhamos que você evite esses erros ao definir objetivos financeiros, planejar as despesas não planejadas e investir com segurança.